O presidente do Sistema Cofeci-Creci, João Teodoro, detalha a realização do primeiro Encontro de Corretores Avaliadores e Corretores Internacionais!
Com abertura solene no dia 13 e encerramento no dia 15 de setembro, o Conselho Federal e os 27 Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis de todo o Brasil, em especial o Creci 4ª Região/MG, anfitrião do evento, realizaram com absoluto sucesso o primeiro Enaci - Encontro de Corretores Avaliadores e Corretores Internacionais. O Congresso teve lugar nas dependências do imponente Centro de Eventos The One, bairro Luxemburgo, em Belo Horizonte, MG. Superando as expectativas, o Enaci contou com 412 profissionais brasileiros inscritos.
Além dos nacionais, 15 representantes de várias entidades internacionais marcaram presença, muitos deles como palestrantes. No primeiro dia, dois auditórios temáticos preencheram a pauta. O primeiro (avaliações), com cerca de 300 congressistas, abriu com um instigante debate sobre Certificação Profissional; o segundo, sobre mercado internacional, com número aproximado de 112 participantes, começou com a palestra Parcerias Internacionais: benefícios para Corretores de Imóveis. Ambos os auditórios seguiram completos até o final do dia.
Figuraram como debatedores ou palestrantes: João Teodoro, Alexandre Rennó, Luiz Barcellos e Carlos Magno; Reynaldo Marques, Paulo Roberto Oliveira, Edmilson de Sá e Diego Gama, para os avaliadores. Em negócios internacionais, brilharam: Luiz Barcellos, Lylian Loureiro, Guimênia Nogueira, Juleandro Barbosa e Marília Neri*. No último dia, em auditório único, palestraram: Maria Grunlich*, Ricardo Mader, Gunnar Brenson*, Heitor Kuser, Lúcia Wander, Luiz Barcellos e Patrícia Curvelo; Corina Lessa*, Mike McGraw*, Lisa Hill*, Paulo Caiado* e João Teodoro.
Esta foi a primeira experiência do Sistema Cofeci-Creci na realização de um evento segmentado. Reuniram-se Corretores Internacionais e Avaliadores. Ambos os grupos têm crescido muito entre os profissionais registrados no Sistema e precisam de especial atenção. Os Avaliadores já são mais de 43 mil, iniciados com a criação do CNAI - Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários. O CNAI foi organizado com a Resolução-Cofeci nº 957, de 22 de maio de 2006, que também instituiu o PTAM – Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica de Imóveis.
A Resolução 957 foi atualizada e substituída pela Resolução-Cofeci nº 1066, de 22 de novembro de 2007. Entretanto sua antecessora já fora questionada na Justiça pelo IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia e pelo Confea – Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura. O Cofeci contestou e saiu vitorioso nos 1º, 2º e 3º graus da Justiça Federal, inclusive no STF, em Recurso Especial com Agravo. Transitada em julgado, a decisão tornou-se irreversível. Esses fatos representaram grande avanço para o segmento dos Avaliadores.
A impecável organização e controle de todo o evento ficaram a cargo do indefectível Heitor Kuser. No apoio logístico, liderou o infalível Paschoal Rodrigues, ambos alicerçados em suas próprias equipes. Nos bastidores, os presidentes João Teodoro e Alexandre Rennó (Cofeci e Creci-MG) e suas respectivas diretorias e times de apoio, além dos diretores adjuntos Carlos Magno e Luiz Barcellos. O encerramento foi apoteótico: a leitura da “carta aberta” do IBAPE contra os Corretores Avaliadores, reafirmando o jargão: árvore que não dá fruto não leva pedrada!
Sobre João Teodoro: O paranaense João Teodoro da Silva iniciou a carreira de corretor de imóveis em 1972. Empresário no mercado da construção civil, graduado em Direito e Ciências Matemáticas. Foi presidente do Creci-PR por três mandatos consecutivos, do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Paraná de 1984 a 1986, diretor da Federação do Comércio do Paraná e é presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis desde 2000.