João Teodoro, presidente do Sistema Cofeci-Creci, destaca a participação do Brasil no MIPIM – Marché International des Professionnels de L`Immobilier, que ocorre na França em março e é o maior evento do mercado investidor em todo o mundo!

O Sistema Cofeci-Creci, composto pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis e 27 Conselhos Regionais - um em cada estado da Federação e no Distrito Federal - contabiliza cerca de 650 mil Corretores/as de Imóveis e 74 mil empresas imobiliárias registrados. É a segunda maior organização do gênero no mundo e a maior da América Latina. Nosso Sistema foi instituído pela Lei 4.116, de 27 de agosto de 1962. Hoje, com 62 anos de fundação legal, é regido pela Lei nº 6.530, de 12 de maio de 1978, que revogou e substituiu a Lei anterior.
Diz a Lei 6.530/78: “Art. 7º. Compete ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais representar, em juízo ou fora dele, os legítimos interesses da categoria profissional...”. O Art. 5º diz: os Conselhos Federal e Regionais são “órgãos de disciplina e fiscalização do exercício da profissão..., constituídos em autarquia...”. Portanto o Sistema tem, por força de lei, três competências básicas: 1. manter registro dos profissionais e empresas; 2. normalizar e fiscalizar o exercício da atividade; e 3. representar, inclusive em juízo, os legítimos interesses da categoria.
Pois bem! A popularidade da internet intensificou a comunicatividade internacional, criando oportunidades nunca antes imaginadas, inclusive para o mercado imobiliário. Atento a isso, o Cofeci decidiu exercer seu direito de representação e tratou de ampliar as fronteiras operacionais do nosso setor. Assim, além da decisiva participação como um dos fundadores da CIMECH, hoje, CILA – Confederação Imobiliária Latino Americana, o Cofeci criou a Diretoria de Relações Internacionais e iniciou uma série de participações em eventos fora do Brasil.
A resistência foi grande! Enfrentamos denúncias de vários colegas, inclusive de uma imobiliária de Curitiba, acusando o Cofeci de desvio de função. Respondemos e vencemos todas, com o respaldo da Lei. Hoje, o Cofeci participa anualmente da Convenção da NAR – National Association of Realtors, nos EUA, e do MIPIM, na França, sempre divulgando as potencialidades de investimentos no Brasil e a nossa organização profissional legal, única no mundo. Firmamos e mantemos em vigor cerca de 60 convênios internacionais de cooperação mútua.
Neste ano (2025), em especial, destacamos a nossa participação no MIPIM – Marché International des Professionnels de L`Immobilier. O evento, que ocorre na França todo mês de março, é o maior do mercado investidor em todo o mundo. Em média, mais de 21 mil pessoas circulam pelo local, representando cerca de 90 países, muitos deles à procura de onde investir seus capitais. Nada mais oportuno para países em desenvolvimento, como o Brasil. Em 2025, três excepcionais projetos brasileiros disputaram como finalistas o sonhado prêmio Mipim Awards.
O fato mais relevante, no entanto, foi o acordo de cooperação mútua firmado entre o Sistema Cofeci-Creci e o Ministério do Turismo. O Cofeci foi representado por seu Presidente, João Teodoro, e o Mtur, pelo Ministro Celso Sabino. Ambos, além da promoção de projetos imobiliários brasileiros, se comprometeram a divulgar, no Brasil e mundo afora, o nosso “Golden Visa”. Trata-se da Resolução Normativa - RN 36 - que concede visto de entrada livre, por até 4 anos, a quem investir em imóveis urbanos no Brasil. No próximo artigo discorrerei sobre ela.

Sobre João Teodoro: O paranaense João Teodoro da Silva iniciou a carreira de corretor de imóveis em 1972. Empresário no mercado da construção civil, graduado em Direito e Ciências Matemáticas. Foi presidente do Creci-PR por três mandatos consecutivos, do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Paraná de 1984 a 1986, diretor da Federação do Comércio do Paraná e é presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis desde 2000.
Kommentarer