*Por João Teodoro, presidente do Sistema Cofeci-Creci
O isolamento é essencial à segurança sanitária, pessoal e coletiva, a fim de evitar os malefícios do coronavirus. Por isso, ganha importância o trabalho a distância, em casa ou em regime de coworking (ambiente compartilhado). Pensando nisso, algumas organizações ligadas à tecnologia e ao ensino a distância já disponibilizaram, via web, material que orienta como realizar bem o trabalho de corretagem de imóveis sem sair de casa, exceto no essencial, é claro. É o chamado home office. Os dez principais conselhos são os seguintes:
1. Ao levantar-se, tome seu banho e vista-se como se fosse para o escritório. Assuma a higidez natural do trabalho convencional. Isso o/a ajudará a entrar e permanecer no clima profissional. Jamais trabalhe de pijama ou somente com roupas íntimas. De repente, você poderá ser chamado/a para uma videoconferência.
2. Lembre-se: você será seu próprio staff. Não terá à sua disposição uma secretária trazendo e levando papéis, fazendo ligações e servindo cafezinho. Nem pense em pedir isso à esposa/marido, filha, irmã ou empregada doméstica.
3. Não confunda home office com férias. Nada de praia, shopping, passeio com a família. Lembre-se de que seu objetivo é trabalhar de forma diferenciada, evitando aglomerações ou contatos desnecessários.
4. Jamais trabalhe no corredor, cozinha ou área de serviço e, muito menos, no quarto, sobre a cama. Escolha a sala ou escritório residencial (se tiver), de preferência com portas fechadas. Mas boa iluminação e ventilação natural são altamente recomendáveis.
5. Nem pense em ligar a TV. Troque-a por um radinho com música suave e som baixo.
6. Não se entretenha com crianças ou animais de estimação. Se os tiver em casa, trate de mantê-los em outro ambiente, de preferência isolado de som. Barulho ou ruídos podem prejudicar a comunicação e a qualidade do trabalho levando à perda de negócios.
7. Estabeleça horários para começar e terminar o trabalho, com intervalos predefinidos para almoço e lanche, como se estivesse em seu escritório.
8. Deixe claro aos seus familiares que você não estará disponível para eles, exceto nos horários de parada (almoço e lanche).
9. Comunique-se frequentemente com seus diretores, gerentes e colegas de trabalho.
10. Cuide de sua saúde e dos seus próximos: lave as mãos com sabão a cada hora e evite passá-las nos olhos, nariz e boca; mantenha álcool em gel à disposição; ao espirrar ou tossir, proteja nariz e boca com guardanapo descartável ou com o braço semidobrado; use máscara quando em contato com terceiros desconhecidos; higienize frequentemente óculos, teclados, telefones, maçanetas, corrimãos, etc.. A tecnologia favorece o trabalho a distância. Podemos facilmente mostrar um imóvel por meio de videochamada, ou fazer um passeio virtual usando o site www.meupasseiovirtual.com.br. Também é possível enviar documentos pelo Google Drive e até fazer anúncios sem sair de casa usando outras ferramentas do Google, do Facebook ou seu próprio e-mail. Aos interessados, acessem: http://bit.ly/2IWuEY4 e https://www.youtube.com/watch?v=I-cqYduUv5E&feature=youtu.be.
Sobre João Teodoro: Nascido na cidade de Sertanópolis, no Estado do Paraná, João Teodoro da Silva iniciou a carreira de corretor de imóveis em 1972. Ele é empresário no mercado da construção civil em Curitiba (PR). Graduado em Direito e Ciências Matemáticas, foi professor de Matemática, Física e Desenho na PUC/PR. É técnico em Edificações e em Processamento de Dados e possui diversos cursos de extensão universitária pela Fundação Getúlio Vargas. Foi presidente do Creci-PR por três mandatos consecutivos, presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Paraná de 1984 a 1986 e diretor da Federação do Comércio do Paraná. No Cofeci, atua desde 1991, quando passou a exercer o cargo de conselheiro federal, e é presidente desde 2000.
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